quarta-feira, 16 de maio de 2007

Tecido Ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante. Suas funções principais são:
sustentar o corpo;
permitir a realização de movimentos;
proteger certos orgãos;
realizar a produção de elementos celulares do sangue.
As diferentes células envolvida e dois componentes da matriz mesenquimal óssea, que obrigatoriamente devem ser avaliados simultâneas em seus dois compartimentos o protéico e inorgânico, tornando necessária e fundamental uma breve revisão do papel do tecido mesenquimatoso durante todo o desenvolvimento embrionário.Tipos de células ósseas
As células ósseas são na maioria estreladas. Podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Não há grandes diferenças entre esses tipos, que são, na realidade, mudanças da forma de uma mesma célula, em diferentes estágios.

Osteoblastos
Células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso).

Osteócitos
Durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteplastos, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes químicos da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.Os osteócitos são protegidos pela osteona que os reveste.

Osteoclastos
Células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício). Fazem a reabsorção da matriz e a regeneração do tecido ósseo após fraturas. Os osteoclastos sao celulas gigantes, multinucleadas responsáveis pela gradação do tecido osseo em condições fisiológicas e patológicas. Originam-se pela fusão de celulas mononucleares da medula ossea, sendo porém observadas somente nas superfícies osseas. Os osteoclastos secretam acidos, colagenase e outras enzimas que atacam e liberam Ca+. Originam-se dos monocitos

Tipos de tecido ósseo
Pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: esponjoso ou reticulado e compacto ou denso. Tais tipos apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intracelular, mudando apenas entre si a disposição de seus elementos e a quantidade de espaços medulares. O tecido ósseo esponjoso e o compacto aparecem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.

Tecido ósseo esponjoso
Apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido.

Tecido ósseo compacto
Não apresenta quase nenhum espaço medular, posssuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: canais de Volkmann e canais de Havers. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração


Nenhum comentário: