quarta-feira, 16 de maio de 2007

Fontes

As fontes para a construção do blog, foram as seguintes:
* Tratado de Anatomia Veterinária - Dyce
*Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda - Frandson
*Histologia Básica - Junqueira e Carneiro
*Sites do Google
*Professora de Anatomia - Ana Carolina
*Laboratório de Anatomia - Fazu

Tecido Ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante. Suas funções principais são:
sustentar o corpo;
permitir a realização de movimentos;
proteger certos orgãos;
realizar a produção de elementos celulares do sangue.
As diferentes células envolvida e dois componentes da matriz mesenquimal óssea, que obrigatoriamente devem ser avaliados simultâneas em seus dois compartimentos o protéico e inorgânico, tornando necessária e fundamental uma breve revisão do papel do tecido mesenquimatoso durante todo o desenvolvimento embrionário.Tipos de células ósseas
As células ósseas são na maioria estreladas. Podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Não há grandes diferenças entre esses tipos, que são, na realidade, mudanças da forma de uma mesma célula, em diferentes estágios.

Osteoblastos
Células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso).

Osteócitos
Durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteplastos, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes químicos da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.Os osteócitos são protegidos pela osteona que os reveste.

Osteoclastos
Células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício). Fazem a reabsorção da matriz e a regeneração do tecido ósseo após fraturas. Os osteoclastos sao celulas gigantes, multinucleadas responsáveis pela gradação do tecido osseo em condições fisiológicas e patológicas. Originam-se pela fusão de celulas mononucleares da medula ossea, sendo porém observadas somente nas superfícies osseas. Os osteoclastos secretam acidos, colagenase e outras enzimas que atacam e liberam Ca+. Originam-se dos monocitos

Tipos de tecido ósseo
Pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: esponjoso ou reticulado e compacto ou denso. Tais tipos apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intracelular, mudando apenas entre si a disposição de seus elementos e a quantidade de espaços medulares. O tecido ósseo esponjoso e o compacto aparecem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.

Tecido ósseo esponjoso
Apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido.

Tecido ósseo compacto
Não apresenta quase nenhum espaço medular, posssuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: canais de Volkmann e canais de Havers. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração


Tecido Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio. O tecido serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos.Cartilagem de crescimento, ou disco epifisário, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.Ao contrário dos outros tecido conjuntivos, a cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nervos, com exceção do pericôndrio, a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície da cartilagem.O tecido conjuntivo cartilaginoso é composto por células, fibras proteicas, substância intercelular e condrina (substância mucopolissacarídea com consistência de borracha).Condrócitos e seus precursores, conhecidos como condroblastos são as células comumentes encontradas na cartilagem.Colágeno em grande quantidade e poucas fibras elásticas. Na cartilagem hialina, colágeno tipo II corresponde a 40% de seu peso seco.O principal constituinte da matriz extracelular são os proteoglicanos um tipo de glicosaminaglicano. Os tipos mais comuns de proteoglicanos presentes são: sulafto de conroitina e sulfato de queratina

Cartilagem hialina: Possui moderada quantidade de fibras colágenas. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que, depois, é substituído por osso. Mesmo assim, alguns locais dos ossos ainda mantêm esse tipo de cartilagem. Ela é a mais abundante do corpo humano. É encontrada no disco epifisário, fossas nasais, brônquios e na traquéia.




Cartilagem fibrosa: Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas. É encontrada nos chamados discos intervertebrais e na sínfise pubiana. Suporta altas pressões.
Cartilagem elástica: Pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe.


Quem sou eu


Paulo Francisco Bizinotto Nogueira R.A: 5044264

terça-feira, 15 de maio de 2007

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Articulação Sinovial. (FOTOS)

Articulação Sinovial


Movimentos

*Flexão e Extensão

*Adução e Abdução

Articulações Cartilaginosas (FOTOS)

Sincondrose - interesternais






Sínfise - intervertebrais



Articulações Fibrosas (FOTOS)

Articulações Fibrosas



Sindesmose


Gonfose


Sutura Plana


Sutura Serreada


Sutura Escamosa